-
Brasileiro usa robô como amigo de trabalho: ‘Tamagotchi com inteligência’ - 14/04/2024
-
Regras da CNH provisória: limite de pontos, como trocar e uso no app - 14/04/2024
-
Confira quais são os 10 carros que ainda serão lançados em 2024 - 14/04/2024
-
Diferentes verões e diferentes carros - 14/04/2024
-
Qual celular escolher: Galaxy S23 Ultra ou S24 Ultra? - 20/03/2024
-
Qual notebook escolher: básico, para estudar, gamer, 2 em 1 ou topo de linha? - 20/03/2024
-
Sem hélices e silenciosas: novas turbinas eólicas são ‘amigas’ das aves - 20/03/2024
-
Galaxy Fit3: por menos de R$ 500, pulseira da Samsung é quase um smartwatch - 20/03/2024
-
Otimismo marcou balanço da indústria automotiva em fevereiro - 20/03/2024
-
Montadoras chinesas com pé fincado no Brasil - 20/03/2024
Ford cancela parceria com Mahindra na Índia e põe em xeque novos SUVs
Especulado desde meados de 2019, o estreitamento dasMahindra. Agora, porém, a norte-americana desistiu do acordo e todos os planos foram por água abaixo.
De acordo com a agência de notícias Automotive News Europe, a Ford decidiu manter o controle de suas próprias operações no mercado indiano em razão dos efeitos causados pela pandemia do Covid-19. As duas empresas concordaram em encerrar a parceria, alegando mudanças na estratégia de prioridades de alocação de capital diante do cenário da economia global nos últimos 15 meses.
“A economia global e o ambiente de negócios não são os mesmos de outubro do ano passado”, disse o porta-voz da Ford, TR Reid. “O prazo para finalizar a joint-venture entre as empresas era 31 de dezembro, e ambas tomaram a decisão de encerrar o acordo ao invés de fechar o negócio ou estender o cronograma para fazê-lo”, explicou.
Como já dito, a nova empresa teria participação de 49% da Ford e 51% da Mahindra, e absorveria toda operação indiana da primeira, incluindo duas fábricas e toda a força de trabalho. Na prática, representaria uma espécie de saída parcial da Ford do mercado indiano. Na época, o CEO da Ford, Jim Farley, chegou a dizer que a JV permitiria dobrar as receitas da empresa na Índia.
Até outubro, a Mahindra vendeu no mercado local 102.485 veículos, ocupando a 6ª posição no ranking. A queda em relação a 2019, porém, foi amarga: 46%. Já a Ford, no mesmo período, entregou 40.164 unidades, ocupando a 10ª colocação e recuando cerca de 38% na comparação com o ano anterior. No geral, as vendas de veículos de passageiros caíram 17% no país em razão da pandemia.
Projetos da parceria
Diante da desistência, os projetos até então tocados em conjunto seguem sem definição. A parceria incluía o desenvolvimento de pelo menos três SUVs, sendo um inédito modelo de entrada com menos de 4 metros, outro para suceder a atual geração do EcoSport e, por fim, um crossover médio para disputar mercado com o Jeep Compass.
Cada um desses modelos teria um equivalente produzido pela Mahindra, com mecânica compartilhada, mas design próprio. Da sua parte, a Mahindra disse em comunicado que o encerramento da parceria não afetará o desenvolvimento de novos produtos. Resta saber qual será a posição da Ford.
Fonte: https://motor1.uol.com.br/news/464154/ford-cancela-parceria-india-mahindra/