Fechadura digital serve para qualquer porta?


Fechadura inteligente — Foto: Pixabay

Fechaduras digitais servem para “aposentar” as chaves de casa e abrir as portas com senha, cartão de acesso ou até mesmo com a impressão digital.

🔑 Mas esses produtos servem para qualquer tipo de porta? Até mesmo as de correr ou as de vidro?

A resposta é sim, mas é preciso escolher o modelo correto para a porta desejada.

Além das portas comuns, existem versões específicas de fechaduras digitais para portas de correr com puxador, portas de vidro e, em casos mais específicos, portas blindadas ou contra arrombamento.

🔐Quais os tipos?

Fechaduras digitais podem ser de embutir ou de sobrepor à porta.

As de embutir são instaladas no miolo da porta, como as fechaduras tradicionais, e têm uma maçaneta e um painel de acesso.

Fechadura digital de embutir se integra à porta como um modelo tradicional de chave — Foto: Intelbras/Reprodução

Já as fechaduras de sobrepor são colocadas por fora da porta, ocupando mais espaço e, ao fechar, têm uma peça externa de encaixe por dentro. Esses modelos costumam ser mais baratos e mais simples de instalar.

Fechadura digital de sobrepor é instalada por cima da porta existente — Foto: Intelbras/reprodução

☝️Quais os métodos de acesso?

Os modelos de fechadura digital vêm com um ou mais tipos de acesso que substituem a chave: senha numérica, biometria (com cadastro das impressões digitais), cartões e até por aplicativo, com conexão wi-fi ou bluetooth.

Os equipamentos com acesso via cartão (também chamado de “tag”) costumam vir com duas ou mais unidades na caixa do produto. Chaveiros e lojas especializadas vendem esses cartões adicionais.

Alguns aparelhos contam com integração com mordomos digitais (como Amazon Alexa e Google Assistente).

🧑🏻‍🔧Preciso de instalação profissional?

Sim. Os fabricantes recomendam a contratação de um profissional para instalar a fechadura digital na porta, independentemente do tipo de encaixe escolhido. O valor da instalação depende do modelo.

🪫E se acabar a bateria da fechadura?

As fechaduras digitais utilizam baterias ou pilhas em sua parte interna como fonte de energia. Se a carga estiver prestes a acabar, os produtos indicam a proximidade da troca.

E, se acabar mesmo, eles contam com uma chave extra e até métodos de carga emergenciais, como uma bateria de 9V ou carga por cabo USB.

🎗Preste atenção nas marcas

Nas lojas, dá para encontrar nomes conhecidos da área de tecnologia (como Intelbras, Midea e Positivo, por exemplo) e de fechaduras (como Pado, Papaiz e Yale) que fornecem dispositivos para trancar a porta sem chaves.

Mas vale a pena prestar muita atenção no preço: marcas que oferecem valores muito em conta podem não ter assistência técnica e nem fornecer garantia ao consumidor.

💵 Quanto custa?

O Guia de Compras selecionou uma lista com 10 fechaduras digitais que custavam entre R$ 400 e R$ 4.300 no final de dezembro nas principais lojas on-line.

O preço varia de acordo com o tipo de produto (embutir ou sobrepor), número de recursos (biometria, cartões de acesso, número de usuários e integração com assistentes digitais) e até mesmo quantos trincos fazem parte da peça.

Veja os modelos a seguir:

Elsys ESF-DE4000B
Geonav HISLFD10
Intelbras IFR 3000+
Intelbras FR 400 (para porta de vidro)
Midea Smartlock Onegrip
Pado FDE101
Papaiz SL120
Positivo Fechadura Inteligente
Smarteck SMBF1PS1
Yale YMF 40

Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável. 

Compensa comprar um alto-falante conectado?

Fonte: https://g1.globo.com/guia/guia-de-compras/casa/saiba-se-fechadura-digital-serve-para-qualquer-porta.ghtml