Engate embutido: como funciona a nova versão da ‘mania nacional’

Benê Gomes

Jornalista, produtor e roteirista, atua no setor automotivo desde 2001. É idealizador e diretor do programa Auto+, exibido pela RedeTV. Também dirige e apresenta o programa Momento Vox, no ar pela Band, e é colunista da rádio Transcontinental FM de São Paulo

Colunista do UOL

15/11/2020 04h00

Você certamente já viu um carro equipado com engate de reboque no para-choque traseiro, certo? Esse equipamento, além de ser muito importante para quem realmente precisa dele para rebocar uma carretinha, no Brasil, como sabemos, ganhou fama como item de personalização.

E, por causa disso, essa peça também é motivo de irritação para muitos proprietários de automóveis que já levaram algum esbarrão de outro carro equipado com engate. Isso sem esquecer que não é todo mundo que acha que o engate deixa o carro mais bonito.

Dois pontos que certamente foram muito considerados no projeto do novo engate que está sendo lançado pela Mopar – divisão de peças e acessórios do grupo FCA – e que foi desenvolvido pela Anexo Automotiva, fornecedora oficial de componentes da marca. Batizado de Engate Reboque Integrado, esse novo tipo de reboque estreia no Brasil como acessório da linha Jeep Renegade.

Como se trata de um produto homologado de fábrica, pode ser instalado em todas as versões do Renegade e, no caso dos modelos mais recentes, a instalação não compromete a garantia do veículo.

Em conversa com o presidente da Anexo, Celso Mattos, ele ressalta que a popularidade desse item é algo muito bom, mas também preocupante, pois há muito improviso com esse tipo de equipamento em nosso mercado. Ou seja, lembra que é fundamental a atenção para os riscos que se corre ao comprar um engate que não foi produzido de acordo com as normas técnicas previstas e alinhadas com a resolução do Contran – Conselho Nacional de Trânsito.

“A preocupação tem que começar com os pontos ancoragem, a fixação só pode ser feita na longarina do carro, pois um furo em local errado pode danificar toda a estrutura; além disso, o processo envolve solda controlada, os acabamentos exigem pintura específica para suportar intempéries; enfim, temos uma série de procedimentos que precisam ser respeitados para garantir a segurança geral da peça e do veículo.

Engate embutido não compromete proposta off-road

Mais do que deixar a peça menos exposta e garantir harmonia com o desenho do carro, tem outro diferencial que certamente vai chamar a atenção de quem tem um Renegade e gosta das aventuras off-road. O engate embutido não compromete a altura em relação ao solo e nem reduz o ângulo de saída do utilitário. Segundo Mattos, a instalação é simples e leva cerca de uma hora e meia.

O novo Engate Reboque Integrado da Mopar já está à venda nas concessionárias Jeep, mas até o fechamento desta coluna não tivemos a confirmação do preço sugerido. Por enquanto, o novo engate de reboque é uma exclusividade da linha Renegade, mas em breve deverá chegar também uma versão para o Jeep Compass.

Fonte: https://www.uol.com.br/carros/colunas/bene-gomes/2020/11/15/engate-embutido-como-funciona-a-nova-versao-da-mania-nacional.htm