É possível fazer a droga azul da série Breaking Bad na vida real?

Ana Bonassa e Laura de Freitas

Nunca Vi 1 Cientista é um grupo de divulgação científica encabeçado pelas jovens cientistas Ana Bonassa e Laura de Freitas para estimular o contato com a ciência.

21/12/2020 04h00

Muitos consideram Breaking Bad a melhor série da história. Não vamos entrar nessa discussão. Mas hoje a gente vai ver o principal ponto que liga a ciência ao enredo da série: a droga produzida pelo protagonista Walter White. Será que ela pode existir na vida real?

Na série, a metanfetamina criada por White é chamada de Blue Sky. Segundo ele, a droga é azul porque tem alto grau de pureza, que chega a ser de 99%.

E tem mais: White bolou uma forma alternativa de produzir a droga, usando um composto chamado Fenilacetona ou Fenil-2-propanona. Será que tudo isso faz sentido para a química de verdade ou é criação dos roteiristas?

A gente sabe que, além de ser uma ótima ficção, Breaking Bad contou com ajuda de uma consultora para ser a mais próxima possível da realidade da química.

No vídeo de hoje, o cientista biomédico Lucas Rosa explica onde a série acerta no cuidado científico e onde vacila.

E se você gostou e quer ajudar nosso trabalho, convidamos para colaborar com a nossa vaquinha virtual.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/colunas/nunca-vi-1-cientista/2020/12/21/e-possivel-fazer-a-droga-azul-da-serie-breaking-bad-na-vida-real.htm