Custo Brasil, subsテュdios e atraso da empresa explicam saテュda da Ford do paテュs

Cleveland Prates

Economista especializado em regulaテァテ」o, defesa da concorrテェncia e テ。reas correlatas. Atualmente テゥ sテウcio-diretor da Microanalysis Consultoria Econテエmica, coordenador do curso de regulaテァテ」o da Fipe e professor de economia da FGV-Law/SP. Foi Conselheiro do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econテエmica) e secretテ。rio-adjunto da Secretaria de Acompanhamento Econテエmico do Ministテゥrio da Fazenda.

14/01/2021 04h00

Nesta segunda-feira a Ford anunciou que encerrarテ。 sua produテァテ」o de veテュculos no Brasil, mantendo no paテュs apenas a sede administrativa da Amテゥrica do Sul, o Centro de Desenvolvimento de Produto e o Campo de Provas (ver: Ford escolhe Argentina para voltar a investir na Amテゥrica Latina).

Depois do anテコncio, passamos a assistir todo tipo de movimento de “caテァa aos culpados”, com as mais distintas justificativas. Rodrigo Maia alertou para a necessidade de se fazer uma reforma tributテ。ria com urgテェncia. A oposiテァテ」o nテ」o tardou em atribuir ao atual governo a responsabilidade. Jテ。 o governo, nas figuras do presidente e vice, preferiu lembrar dos subsテュdios obtidos pela empresa (e pelo setor) ao longo do tempo e o histテウrico de pressテ」o para mantテェ-los. Houve tambテゥm quem lembrasse do comportamento dos sindicatos, que impediria a obtenテァテ」o de ganhos de produtividade. De uma maneira geral, quando tratamos do setor, todos tテェm um pouco de razテ」o.

Sim, テゥ verdade que o setor, ao logo do tempo, tem se beneficiado de vテ。rios programas de isenテァテオes fiscais (Inovar-Auto, PSI, Lei do Bem, Rota 2030, etc.). Aliテ。s, o Inovar- Auto atテゥ nos rendeu uma derrota em um painel da Organizaテァテ」o Mundial do Comテゥrcio (OMC), por ser considerado um programa protecionista e inconsistentes com as regras do comテゥrcio internacional do テウrgテ」o. Tambテゥm テゥ verdade que cansamos de ver elevaテァテオes de alテュquotas de importaテァテ」o e estabelecimento de cotas para trazer veテュculos de fora, principalmente durante o governo Dilma Rousseff. Isso sem falar das guerras fiscais entre estado da federaテァテ」o, que acabaram por redefinir a localizaテァテ」o de processos produtivos. Aliテ。s, o prテウprio caso da Ford em Camaテァari テゥ um bom exemplo (ver: Inaugurada hテ。 20 anos, fテ。brica da Ford de Camaテァari foi alvo de disputa entre estados). Por テウbvio, essas decisテオes governamentais mudaram incentivos no setor e provocaram uma realocaテァテ」o de recursos e investimentos, muitos deles nテ」o sustentテ。veis e ineficientes ao longo do tempo (sem falar da transferテェncia de renda de outros setores e de consumidores para a indテコstria automobilテュstica).

Por outro lado, nテ」o テゥ menos verdade que uma boa parte das constantes reclamaテァテオes do setor tambテゥm procede. Temos um dos piores ambientes de negテウcios do mundo. Excesso de burocracia em todos os nテュveis, inseguranテァa jurテュdica, uma carga tributテ。ria elevada, que gera ainda um custo de transaテァテ」o nテ」o desprezテュvel e uma pテゥssima logテュstica de transporte (portos, ferrovias, etc.). Tambテゥm hテ。 dificuldades nas relaテァテオes sindicais (principalmente com os sindicatos mais antigos) para fazer os ajustes necessテ。rios nos processos produtivos (sem falar de relaテァテオes ancilares, como aquelas associadas テ negociaテァテ」o com o “cartel dos cegonheiros”). Em テコltima instテ「ncia, o Custo Brasil, por テウbvio, tambテゥm afeta e muito o setor automobilテュstico.

Sob o ponto de vista prテ。tico, a combinaテァテ」o ao longo do tempo de subsテュdios tanto pelo lado da oferta como da demanda ajudou a elevar “artificialmente” as vendas no setor atテゥ 2012. A partir daテュ, jテ。 com a economia brasileira dando claros sinais de enfraquecimento e com a falta de soluテァテ」o dos problemas estruturais, o setor continuou a acreditar que a trajetテウria de vendas nテ」o se alteraria. Entretanto o que se verificou foi o contrテ。rio. De dezembro de 2012 para dezembro de 2019, houve uma queda de 27% no nテコmero de licenciamento de veテュculos; e atテゥ dezembro de 2020, essa queda foi de aproximadamente 34%.

Fato テゥ que hoje temos um excesso de capacidade ociosa no setor (em torno de 30%), um nテコmero elevado de montadoras produzindo por aqui (26 fabricantes e 65 unidades fabris, segundo Anuテ。rio da Anfavea de 2020) e nenhum sinal de que o setor voltarテ。 a ter os mesmos nテコmeros do passado. Claro que a implementaテァテ」o das reformas estruturais e a correテァテ」o do rumo das contas pテコblicas podem ajudar na recuperaテァテ」o das expectativas econテエmicas no paテュs. Mas cada vez isso parece menos provテ。vel no curto prazo, dado principalmente o ambiente polテュtico conturbado vigente.

E mesmo que isso ocorresse, hテ。 um movimento de forte mudanテァa estrutural no setor, que torna improvテ。vel voltarmos aos nテコmeros do passado. Pelo lado da demanda, as pessoas cada vez menos buscam ter veテュculo, preferindo usar o transporte pテコblico (quando de qualidade), serviテァos do tipo Uber ou 99, bicicletas, patinetes, etc. Tambテゥm tem se fortalecido a ideia de uso compartilhado de veテュculo ou mesmo de aluguel de carros quando necessテ。rio. Nテ」o por outra razテ」o, algumas montadoras no paテュs jテ。 prestam este serviテァo. Pelo lado da oferta, o nテュvel de exigテェncia regulatテウria de governos e daqueles que ainda querem ter a posse de veテュculos tテェm se deslocado para carros mais eficientes, menos poluentes e como mais tecnologia, o que implica naturalmente custos mais elevados para as montadoras, inclusive de Pesquisa e Desenvolvimentos (PD).

Este novo cenテ。rio tem indicado uma mudanテァa no mercado global de automテウveis, com as empresas buscando minimizar seus custos de produテァテ」o ao extremo, investindo cada vez mais em fテ。bricas robotizadas, desenvolvendo cadeias de suprimentos mais globais e eficientes, relocalizando fテ。bricas de maneira mais estratテゥgicas e investimento em desenvolvimento de carros mais modernos (hテュbridos, por exemplo), que permitam agregar mais valor e margem de lucro. E talvez esteja aテュ uma boa parte da explicaテァテ」o da saテュda da Ford como fabricante no paテュs.

Pelas informaテァテオes disponテュveis, hテ。 muito tempo a empresa nテ」o investia em modernizaテァテ」o de suas fテ。bricas no paテュs. Vinha amargando prejuテュzos constates e perda de participaテァテ」o de mercado. Mais do que isso, os carros atテゥ entテ」o produzidos aqui eram mais populares (Ka e Fiesta, este テコltimo jテ。 descontinuado), de baixa margem operacional. Atテゥ o Ecosport se mostrava defasado, tendo perdido bastante mercado. Por outro lado, a produテァテ」o na Argentina da Ranger foi menos uma escolha e mais uma continuidade do que jテ。 estテ。 lテ。. Dada a expertise desenvolvida e o fato do produto ter maior valor e margem agregado, a opテァテ」o natural foi direcionar os investimentos para lテ。. Ademais, dado o acordo automotivo vigente entre os dois paテュses e o livre comテゥrcio a partir de 2029, serテ。 fテ。cil a Ford manter suas vendas no Brasil.

Jテ。 a decisテ」o pelo Uruguai parece estar em parte baseada na estabilidade econテエmica e na seguranテァa jurテュdica vigente do paテュs. Mas tambテゥm conta a pequena escala de produテァテ」o do veテュculo escolhido (Transit), a possibilidade de exportar com tarifa zero para todo o Mercosul, alテゥm das negociaテァテオes realizadas com o governo local e com a empresa Nordex, parceira neste empreendimento (ver: Ford vuelve a Uruguay tras 35 aテアos con inversiテウn de $50 millones).

Hテ。 que se lamentar muito pela perda de empregos no paテュs, mas isso faz parte de decisテオes empresariais de realocaテァテ」o de negテウcios em um mundo mais global e, cada vez mais, serテ。 uma constante em um ambiente de livre comテゥrcio. Infelizmente, o que podemos fazer de melhor no curto prazo テゥ requalificar os funcionテ。rios demitidos. Jテ。 no mテゥdio e longo prazo, a saテュda serテ。 corrigir todos os enormes problemas estruturais do Brasil e investir fortemente em capital humano, porque este serテ。 um dos principais fatores na decisテ」o de investimentos das empresas no futuro.

** Este texto nテ」o reflete, necessariamente, a opiniテ」o do UOL

Fonte: https://economia.uol.com.br/colunas/cleveland-prates/2021/01/14/custo-brasil-subsidios-e-atraso-da-empresa-explicam-saida-da-ford-do-pais.htm

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