Contrair covid não garante a jovens imunidade contra reinfecção, diz estudo

16/04/2021 14h57

Londres, 16 abr (EFE).- Ter contraído covid-19 proporciona certa proteção aos jovens, mas não garante uma imunidade absoluta contra uma possível reinfecção, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira pela revista especializada em medicina respiratória “The Lancet Respiratory Medicine”.

A pesquisa, baseada em dados de mais de 3 mil integrantes saudáveis do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, em sua maioria dos homens de entre 18 e 20 anos, concluiu que, mesmo que um indivíduo desenvolva anticorpos após se recuperar da doença, ainda é desejável receber a vacina para estimular a resposta imunológica e prevenir uma reinfecção.

Para o estudo, realizado entre maio e novembro de 2020, os jovens se submeteram a quatro semanas de isolamento social antes de voltarem ao treinamento militar, realizaram exames para a detecção do vírus, e preencheram um questionário sobre sintomas, entre outras informações médicas.

Dos 3 mil participantes, 19 jovens (10%) dos 189 que já tinham contraído covid-19 anteriormente foram reinfectados, enquanto 1.079 dos 2.247 restantes se contagiaram posteriormente.

Os cientistas descobriram que as pessoas que nunca tinham sido infectadas pelo coronavírus tinham até cinco vezes mais chances de se contagiar do que as que já haviam sofrido a doença, embora estas últimas não estivessem completamente imunes.

Eles explicaram que os jovens reinfectados tinham menos anticorpos do que aqueles que não voltaram a ter Covid e a sua carga viral era “apenas” dez vezes inferior à dos que se contagiaram pela primeira vez.

De acordo com os autores da pesquisa, isso significa que algumas pessoas reinfectadas podem transmitir o vírus, embora sejam necessários mais estudos para confirmar essa hipótese.

Diante dos resultados, os cientistas encorajam os jovens a aceitarem ser imunizados quando chegar a sua vez, para garantir a sua proteção, mesmo que já tenham tido Covid antes.

“Como as campanhas de vacinação continuam a ganhar força, é importante lembrar que, apesar da infecção anterior, os jovens ainda podem contrair novamente o vírus e transmiti-lo a outros”, disse um dos autores do estudo, Stuart Sealfon, da Escola de Medicina Icahn, do hospital americano Mount Sinai, em um comunicado.

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/efe/2021/04/16/contrair-covid-nao-garante-a-jovens-imunidade-contra-reinfeccao-diz-estudo.htm