Conheça 10 caminhões com potência de carros superesportivos

Na evolução do transporte rodoviário de cargas pelo mundo, os caminhões estão sendo cada vez mais exigidos em termos de capacidade de carga e eficiência. Na Finlândia, por exemplo, há estudos para autorizar combinações (caminhão + carretas) de até 104 toneladas – no Brasil, o máximo é 74 toneladas.

O próprio caminhão já pode pesar 7 toneladas e a carreta ou implemento, 10 toneladas. Então, um caminhão vazio pode pesar 17 toneladas. Por isso as montadoras vêm apresentando caminhões com altas potências, seja com o uso de motores V8 ou configurações de 16 litros e 6 cilindros.

Com isso, a potência desses modelos já está equiparada a de carros esportivos – embora a semelhança pare por aí. Duvida? Convido você para conhecer 10 caminhões com potência de supercarros.

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1. Scania 770 S V8: 770 cv

scania 770 s v8

Lançado em 2020, o Scania 770 S V8 se tornou o caminhão rodoviário do mundo mais potente em produção, tirando a coroa que antes era do Volvo FH 16 750. O novo motor de 770 cavalos começou a ser desenvolvido em 2012 e foi lançado apenas em 2020. Essa é a mesma potência do Lamborghini Aventador SVJ Roadster.

Muitos esperavam que o novo motor fosse lançado em 2019, quando a montadora celebrou os 50 anos de seu motor V8 que teve a sua primeira versão apresentada em 1969 e gerava 350 cavalos.

2. Volvo FH16 750: 750 cv

volvo fh 16 750

Aqui vamos falar de um modelo da Volvo, o FH 16: o número após a sigla FH é clindrada do motor em litros! O FH 16 750 é equipado com o motor D16 (K750) que entrega 750 cavalos – a mesma cavalaria de um Shelby Super Snake 50TH – e 3.550 Nm de torque.  Uma nova versão da linha FH foi apresentada na Europa, no qual é a foto que ilustra essa reportagem.

Em 2013, a Volvo Caminhões do Brasil apresentou o Volvo FH 16 750 na versão 8×4 para cargas indivisíveis. Os modelos que eram importados tinham o preço inicial de R$ 1 milhão.

Em 2015 a transportadora Transdata usou três unidades do Volvo FH16 750 para transportar uma peça de 350 toneladas (veja mais detalhes aqui).

O novo motor foi apresentada apenas na versão Euro6 e não tem previsão de chegar ao Brasil.

3. Mercedes-Benz Actros 1863 (MP5): 630 cv

mercedes benz actros 1863

O primeiro caminhão do mundo em produção a ter câmeras no lugar dos espelhos retrovisores – como o Audi Q8 – e painel 100% digital tem a sua versão mais alta com o motor OM 473 de 15.6 litros que entrega 625 cavalos e 3.000 Nm de torque. O Maserati MC20 ostenta exatamente a mesma potência.

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No Brasil, a Mercedes-Benz apresentou uma versão chamada de Novo Actros que conta com o interior com painel digital e a opção de câmeras no lugar dos retrovisores.

4. Iveco Stralis Hi-Way 560: 560 cv

iveco hi way 560

Aqui fica uma “coincidência” não acidental. Como muitos sabem, a Iveco já foi uma marca do Grupo Fiat e hoje pertence ao grupo CNH Industrial, então porque não comparar dois modelos italianos?

O Iveco Hi-Way chegou ao Brasil em 2013, sendo uma atualização do antigo Stralis AS. O Hi-Way é equipado com o motor FPT Industrial CURSOR 13 de 13 litros produzido pela FPT na Argentina. O motor entrega 560 cavalos – assim como uma Ferrari California 2014. O torque é de 2.500 Nm.

O modelo substituto do Hi-Way chamado de S-Way já se encontra no Brasil para testes.

5. MAN TGX 18.580: 580 cv

man tgx 18 580 i

Lançando para o mercado europeu e japonês, o novo MAN TGX – que não deve aparecer no Brasil tão cedo – usa uma versão aprimorada do motor D38 (D3876) de 15.2 litros gerando 580 cavalos. Para se ter uma ideia, um Mercedes-AMG GT R tem 585 cv.

Destaques do novo TGX é o novo interior com telas no lugar dos tradicionais hodômetros analógicos. O modelo foi eleito o International Truck Of The Year de 2021, prêmio esse de grande importância para o setor.

6. Volvo FH 540: 540 cv

volvo fh 540 ii

Líder de vendas no segmento pesado, o Volvo FH 540 conta com o motor D13 de 13 litros e 2.600 Nm de torque e é equipado com a caixa automática i-Shift, uma das melhores, hoje, no mercado. A potência é a mesma de um Audi RS 5 Sportback.

Para o mercado europeu, a Volvo oferece a caixa i-Shift Dual Clutch que deixa as trocas mais rápidas, assim como acontece nos grandes esportivos.

De janeiro a novembro de 2020, o Volvo FH 540 já emplacou 5.163 unidades, o que representa 13,28% de participação de mercado.

7. DAF XF 530: 530 cv

daf xf 510

Lançamento de 2020 para o mercado brasileiro, o DAF XF é o segundo veículo pesado da montadora holandesa para o mercado nacional. O novo XF é equipado com motor PACCAR MX-13 de 13 litros e 2.600 Nm de torque. A potência é a mesma de um BMW X6 M50i.

Outro detalhe interessante do XF é a sua cabine na versão Super Space Cab que tem 2,10 metros do piso da cabine ao teto, segundo a segunda maior cabine do mercado.

A DAF é a montadora mais nova a operar no mercado brasileiro: completou 7 anos em 2020.

8. Volkswagen METEOR 29.520: 520 cv

volkswagen meteor 29 520

O caminhão mais novo dessa nossa lista, o Volkswagen METEOR foi lançado em setembro de 2020 e foi construído usando como base o modelo TGX da MAN, fabricante de caminhões do grupo TRATON (Volkswagen, Scania e MAN).

O METEOR é equipado com motor MAN D 26 de 13 litros e sistema Commom Rail. Com o lançamento, o Brasil passa a ser o primeiro país fora da Europa a produzir o motor que tem a mesma cavalaria de um Porsche 911 GT3 RS 2018.

No lançamento ainda, 210 unidades do modelo já haviam sido encomendadas.

9. Ford F-MAX 500: 500 cv

ford f max

Apesar da surpreendente saída da Ford Caminhões do mercado brasileiro, a marca na Turquia apresentou o seu novo modelo pesado premium, que foi batizado de F-MAX. Ele é equipado com motor Ecotorq de 12,7 litros e 2.500 Nm de torque.

Sabe quem também tem 500 cv de potência? Outro ‘bruto’, o Land Rover Defender V8.

O F-MAX ainda foi eleito o International Truck Of The Year de 2019, sendo o segundo modelo da Ford Caminhões a receber essa premiação.

10. Scania R 450: 450 cv

scania r450 vintage edition one of one i

Lançado em 2016 para o mercado europeu e apresentado pela Scania em 2018 no Brasil, o R 450 é o pesado mais vendido da montadora com 2.939 unidades emplacadas de janeiro a novembro deste ano de 2020.

O R 450 é equipado com motor de 13 litros com sistema XPI e entrega 2.350 Nm de torque, o R 450 é ideal para operação rodoviária com bi-trem e rodotrem. O esportivo que anda com ele é o Camaro SS V8, com 455 cv.

Fotos: Divulgação

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/caminhao-potencia-carros-superesportivo/