Como Kamala Harris inspira líderes a usarem tecnologia para superar a crise

Letícia Piccolotto

Letícia Piccolotto especialista em gestão pública pela Harvard Kennedy School, presidente da Fundação Brava e fundadora do BrazilLAB, primeiro hub de inovação que conecta startups com o poder público. Em 2020, foi a única brasileira na lista das 20 principais lideranças mundiais em GovTech da Creators, laboratório de inovação sediado em Tel Aviv (Israel).

06/03/2021 04h00

Completamos um ano de pandemia no Brasil. Quando tudo começou, pouco podíamos saber a respeito dos desafios que enfrentaríamos nos meses seguintes. Acredito que falo pela maioria de nós quando digo que a esperança de que tudo pudesse se resolver estava presente desde o início.

Essa esperança, hoje, está frustrada. Vivemos um momento profundamente triste, com o político-institucionais parecem se consolidar como parte do noticiário, contrariando o que deveria ser a tônica de um momento tão grave e urgente: união, coordenação, planejamento e entrega de resultados.

Mesmo diante de um momento tão terrível, acredito que é fundamental mantermos um olhar atento aos exemplos, tecnologias e inovações que nos permitam sair da crise, salvar vidas e retomar o desenvolvimento do país.

Com isso, pergunto: você alguma vez imaginou que seria possível existir uma rede global de prefeitos e lideranças públicas dispostos a trocar práticas a respeito do uso da tecnologia e metodologias para a melhoria das cidades? Pois essas iniciativas existem e hoje gostaria de falar sobre uma delas, a Conferência CityLab 2021.

Tecnologia para enfrentar a covid-19

A Conferência dados para a gestão pública.

Em sua edição de 2021, a conferência trouxe insights valiosos para a gestão da pandemia e a recuperação pós-crise. A agenda do evento estava repleta de especialistas, gestores públicos, prefeitos e lideranças do terceiro setor. Os temas relacionados à pandemia, como vacinação, resiliência e recuperação econômica, estiveram presentes, mas a programação foi muito além.

Palestrantes discutiram questões estratégicas e sobre o futuro das cidades, tais como, neutralidade de carbono, a construção de cidades mais justas, caminhos para a redução das desigualdades raciais e de renda e o combate às ameaças cibernéticas enfrentadas pelos governos.

Mas o grande destaque do evento foi a fala de Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos.

Kamala Harris trouxe também um ponto que é uma constante covid-19 transformou os governos, acelerando de maneira exponencial a transformação digital. Inovações surgiram, novas formas de atendimento, digitalização de serviços e o melhor, um olhar cada vez mais focado nos usuários dos serviços públicos e muito atento às suas necessidades.

Como proposta para superação da crise, a vice-presidente defendeu dois pontos fundamentais: a garantia de investimentos na infraestrutura das cidades e a criação de novos empregos, especialmente aqueles relacionados ao empreendedorismo: pequenos empreendedores, empresários e tantos outros —como discuti aqui na última semana.

E ao mencionar o pacote de medidas para superação da crise que está em discussão pelo governo, Kamala Harris deixa uma mensagem inspiradora e que, acredito, deve ser também adotada por aqui: “nós queremos que as cidades possam prosperar e não só sobreviver à crise”.

Precisamos ir além, sonhar grande e planejar o futuro que queremos e merecemos.

As cidades do futuro e o futuro do Brasil

Precisamos de um espaço de discussão sobre o futuro das cidades do Brasil.

Em 2018, o BrazilLAB.

Somente com a cooperação, a troca de melhores práticas e a definição conjunta de caminhos inovadores poderemos enfrentar problemas sistêmicos e globais. Com isso, acredito, conseguiremos garantir o desenvolvimento de nossas cidades e de uma nação tão gigantesca quanto o Brasil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/colunas/leticia-piccolotto/2021/03/06/rede-de-prefeitos-inovadores-debate-casos-de-sucesso-no-combate-a-covid-19.htm