Como fazer seu carro ficar mais econômico em tempos de gasolina mais cara

Thais Roland

Thais Roland é técnica em Manutenção Automotiva e apaixonada pela graxa. Com seu canal no YouTube ‘Coisa de Meninos Nada’, busca informar, orientar e dar suporte em relação a dúvidas e neuras sobre o mundo dos carros

Colunista do UOL

02/03/2021 04h00

O assunto “combustível” continua rendendo boas discussões. Tudo começou quando falamos sobre gasolina premium.

Sempre que falamos sobre combustível, as pessoas perguntam sobre economia e trazem receitas duvidosas, tipo GNV. Aliás, se vocês quiserem que eu fale sobre GNV, deixe nos comentários que vamos polemizar.

Mas vamos lá: o que faz seu carro ficar mais econômico?

Começa por combustível bom. Escolher bem o posto para abastecer e fidelizar fará diferença. Não procure preço baixo, que esse é roubada total.

Manutenção em dia também vai colaborar para economia de combustível, já que carro saudável e regulado queimará só o combustível necessário para trabalhar, sem excessos.

Carro alinhado e pneus balanceados e calibrados fazem diferença no consumo de combustível e também no desgaste dos pneus, que não são baratos – então vale a pena preservar.

E, talvez, o que mais vai te trazer economia de combustível é o método de condução.

– Não abusar do acelerador, especialmente nas arrancadas, economizará combustível e preservará os freios, já que frenagens bruscas desgastam com mais severidade pastilhas e discos.

– Trabalhar bem as marchas fará diferença enorme no consumo. Ir diminuindo a velocidade gradativamente descendo as marchas é a chave do sucesso pro consumo baixo, preservação dos freios e dos pneus.

– Velocidade constante e, de preferência, abaixo dos 100 km/h. Trafegar em rodovias a 90 km/h é ideal pra economia de combustível. Já disse que dirigir como seu avô de 70 anos é a melhor economia.

– Não andar em ponto morto, pois o carro fica com o motor na marcha lenta, em que o consumo é considerável. Essa prática foi herdada dos carros carburados, mas ninguém avisou que não funciona mais.

Nos modelos com injeção eletrônica, tirar o pé do acelerador com o carro engatado permite ao sistema entender que há uma situação de rotação reversa, em que são as roda que giram o motor. Sendo assim, como você não quer potência, o sistema corta o fluxo de combustível para o motor, economizando.

Apesar de estar sem combustível, o motor continua girando devido o carro estar engatado. Basta reduzir mais a velocidade, acelerar ou desengrenar para o sistema voltar a enviar um combustível para o motor.

Simples, né? É só não querer dar uma de piloto que seu carro não te dará prejuízo.

Agora deixe aqui seus comentários, sugestões de temas ou conte o seus causos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Fonte: https://www.uol.com.br/carros/colunas/coisa-de-meninos-nada/2021/03/02/como-fazer-seu-carro-ficar-mais-economico-em-tempos-de-gasolina-mais-cara.htm