-
Brasileiro usa robô como amigo de trabalho: ‘Tamagotchi com inteligência’ - 14/04/2024
-
Regras da CNH provisória: limite de pontos, como trocar e uso no app - 14/04/2024
-
Confira quais são os 10 carros que ainda serão lançados em 2024 - 14/04/2024
-
Diferentes verões e diferentes carros - 14/04/2024
-
Qual celular escolher: Galaxy S23 Ultra ou S24 Ultra? - 20/03/2024
-
Qual notebook escolher: básico, para estudar, gamer, 2 em 1 ou topo de linha? - 20/03/2024
-
Sem hélices e silenciosas: novas turbinas eólicas são ‘amigas’ das aves - 20/03/2024
-
Galaxy Fit3: por menos de R$ 500, pulseira da Samsung é quase um smartwatch - 20/03/2024
-
Otimismo marcou balanço da indústria automotiva em fevereiro - 20/03/2024
-
Montadoras chinesas com pé fincado no Brasil - 20/03/2024
CEO da Toyota ataca a Tesla, que se tornou a montadora mais valiosa do mundo
É improvável que os japoneses, por conta da cultura e mentalidade, sejam tão diretos. Ainda assim, Akio Toyoda, presidente da Tesla. Toyoda, provavelmente à beira do fato de a empresa de Palo Alto ter tirado a gigante japonesa da primeira posição no ranking dos grupos de automóveis mais valiosos, relatou como a Tesla será capaz de vencer a Toyota em termos de capitalização, mas ao mesmo tempo não deve esquecer que a Toyota produziu mais de 100 milhões de carros em sua história.
“A Tesla tem sua receita para o futuro, que é baseada na padronização de modelos, mas a Toyota tem uma cozinha de verdade e um chef de verdade”, acrescentou Toyoda, provavelmente empolgado por poder fechar o ano fiscal mais do que dobrando o lucro, conforme projeções feitas durante apresentação em videoconferência dos resultados financeiros da empresa.
A diferença está nos volumes
Na realidade, a Tesla não vale mais do que Toyota. A Tesla vale mais do que a Toyota e os outros seis fabricantes japoneses juntos. A ultrapassagem da “bolsa de valores” de Elon Musk e associados deu-se no meio do ano, quando as ações da empresa Palo Alto atingiram o pico de uma alta que rendeu cerca de +500% em menos de um ano.
Deve-se notar também que a Tesla vendeu cerca de 367.000 veículos em 2019, enquanto a Toyota vendeu 10,74 milhões. Embora a Tesla esteja crescendo fortemente, a relação entre os dois fabricantes é de 3,4 a 100. A empresa japonesa, que em termos de volume de vendas só perde para a Volkswagen, obviamente pode contar com capacidade de produção e solidez de processos que em Palo Alto eles ainda não têm.
Toyota também deve aprender
Não apenas reivindicações. O próprio Toyoda, como o CEO da Volkswagen, Elon Musk mudou o próprio conceito de mobilidade. A Tesla é hoje uma ilha feliz em termos de poder lucrar com a venda de carros com emissão zero, com atualizações de software pelo ar e com produtos que usam energia de fontes renováveis.
A Toyota, que até agora se concentrava na produção de veículos híbridos, entendeu precisamente graças à Tesla que precisa se converter para o elétrico puro. E o uso de recursos não deve ser subestimado considerando que a meta é vender 500 mil carros com emissão zero em 2025. Um ano fundamental considerando como a vontade é apresentar – ao mesmo tempo que os objetivos de mercado – baterias de estado sólido.
Fonte: https://insideevs.uol.com.br/news/453583/toyota-tesla-montadoras-valor-de-mercado/