-
Brasileiro usa robô como amigo de trabalho: ‘Tamagotchi com inteligência’ - 14/04/2024
-
Regras da CNH provisória: limite de pontos, como trocar e uso no app - 14/04/2024
-
Confira quais são os 10 carros que ainda serão lançados em 2024 - 14/04/2024
-
Diferentes verões e diferentes carros - 14/04/2024
-
Qual celular escolher: Galaxy S23 Ultra ou S24 Ultra? - 20/03/2024
-
Qual notebook escolher: básico, para estudar, gamer, 2 em 1 ou topo de linha? - 20/03/2024
-
Sem hélices e silenciosas: novas turbinas eólicas são ‘amigas’ das aves - 20/03/2024
-
Galaxy Fit3: por menos de R$ 500, pulseira da Samsung é quase um smartwatch - 20/03/2024
-
Otimismo marcou balanço da indústria automotiva em fevereiro - 20/03/2024
-
Montadoras chinesas com pé fincado no Brasil - 20/03/2024
Carro elétrico ‘popular’ mais vendido do mundo chega à Europa
A primazia do Dacia Spring (Kwid elétrico) como o carro elétrico mais barato da Europa não poderia durar muito. Na verdade, o chamado Nikrob FreZe agora está vindo da Lituânia, que promete um preço ainda mais baixo. Claro, é um carro completamente diferente do ‘mini-SUV’ do grupo Renault, muito mais “estruturado”.
O FreZe é produzido pela fabricante de carrocerias Nikrob. Essencialmente, é uma versão rebatizada do Wuling Mini EV, um carro elétrico chinês produzido pela joint venture que envolve GM, SAIC e Wuling.
Até 200 km de autonomia
É a própria empresa quem explica o que levou a empresa a experimentar um modelo de opostos (em termos de aparência e tamanho) em relação à produção normal da marca. “O mercado – disse um porta-voz à Autocar – está cheio de carros com emissão zero dos segmentos B e C, mas não há muita opção de carros compactos urbanos reais”.
Comparado ao carro chinês, o FreZe Nikrob tem modificações nos faróis (faróis halógenos ainda são usados na China) e possui um equipamento de segurança diferente, com ESP e airbags. De resto, as diferenças para o Wuling Mini EV são mínimas.
O carro estará disponível com duas baterias diferentes, 9,2 e 13,8 kWh e terá autonomia de até 200 km. O carrinho está equipado com um motor elétrico traseiro de 13 kW de potência (17,7 cv) e 8,7 kgfm de torque que permite chegar a 100 km/h, mas não foi divulgado em quanto tempo.
- Bateria: 9,2 ou 13,8 kWh
- Autonomia: até 200 km
- Potência máxima: 17,7 cv
- Torque máximo: 8,7 kgfm
- Velocidade máxima: 100 km/h
- 0-100 km/h: N/D
Preço atraente
A versão básica do FreZe Nikrob está disponível na Lituânia (onde acabou de ser colocado à venda) a um preço de 9.999 euros (R$ 67.000). Ele começa por cerca de 2.500 euros mais barato que o próprio Dacia Spring. Está disponível também na versão Luxo, que custa 14.999 euros (R$ 100.300) e que, para além da bateria maior, tem uma melhor insonorização, graças ao vidro mais espesso, aos revestimentos interiores veganos e alguns outros aprimoramentos.
O FreZe será usado principalmente para serviços de compartilhamento e entrega de carros, mas também será possível a compra por particulares. A montadora espera poder repetir o sucesso do seu irmão Wuling Mini EV que, graças a um preço super atrativo de cerca de 3.700 euros (R$ 24.700), tem sido o carro elétrico mais vendido do mundo desde o início de 2021 (superando o Tesla Model 3). No entanto, é necessário ver em quais mercados o carro estará oficialmente à venda.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: https://insideevs.uol.com.br/news/499994/carro-eletrico-baixo-custo-europa/