-
GM anuncia layoff para 600 funcionários em São José dos Campos - 16 mins ago
-
Com jovens da base, Internacional estreia no Gauchão com vitória diante do Juventude - 19 mins ago
-
Com time formado por jovens, Internacional vence o Juventude na estreia do Gauchão - 19 mins ago
-
Ex-Corinthians, Éderson chega para reforçar a equipe do Fortaleza - 19 mins ago
-
Twitter abordará desinformação sobre vacina contra a Covid-19 com marcação e política de bloqueio - 19 mins ago
-
Voo de testes da nave Starliner rumo à ISS é adiado novamente - 19 mins ago
-
Apple reabre todas as lojas americanas pela 1ª vez desde março passado - 20 mins ago
-
Testei o novo Land Rover Defender para saber se ele supera seu antecessor - 20 mins ago
-
Vendas em fevereiro: Fiat avança e carros da Renault perdem espaço - 20 mins ago
-
Audi amplia programa de carros por assinatura no Brasil - 20 mins ago
Carro 16 válvulas: ruim de verdade ou mal compreendido?
Um leitor do AutoPapo pergunta: “por que tanta rejeição ao carro com motor 16 válvulas no início dos anos 2000, principalmente os Volkswagen?”
E ele não deixa de ter razão, pois o sistema de quatro válvulas por cilindro foi mesmo uma encrenca há 20 anos atrás.
Mas, de lá para cá, a manufatura e as tecnologia se sofisticaram; os materiais se aperfeiçoaram; os lubrificantes deram um salto tecnológico.
- O que é virabrequim? E biela? Entenda as peças vitais do motor
E hoje já tem uma enorme quantidade de carro com motor 16 válvulas em outros países e aqui também, brasileiros, com quatro válvulas por cilindro. E não se ouve mais falar de problemas provocados por essas válvulas.
- Carro de uma marca com motor de outra? Sim: veja 10 casos no Brasil
Pelo contrário, elas aumentam muito a eficiência do motor. Pois em vez de abrir uma válvula para entrar a mistura ar-combustível no cilindro, abrem-se duas; e também duas para o escapamento. Por isso, quatro válvulas por cilindro.

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/blog-do-boris/carro-16-valvulas-otimo-ou-ruim/