Camaro comemora 10 anos de sucesso no Brasil; relembre a trajetória

Ouvir o texto deste post

Parar ou pausar
ContinuarNovo Camaro SS conversível

Novo Camaro SS conversível (Foto: Divulgação/GM)

O Camaro completou, no fim de novembro, 10 anos de mercado brasileiro, como o “muscle car” mais vendido com a marca de 6,5 mil unidades emplacadas, revelando-se o carro de maior sucesso da marca por aqui.

O modelo novo do Camaro chegou ao Brasil em outubro, mais tecnológico, com Wi-Fi, OnStar, aplicativo myChevrolet e com novidades no design da parte da frente e é o único “muscle car” com opção de capota conversível. Aliás, esta é uma configuração rara mesmo considerando todo o universo de esportivos de alta performance. No caso do modelo da Chevrolet, esta versão responde atualmente por cerca de um quarto das vendas.

“O Camaro é um ícone que vem evoluindo para acompanhar as transformações do mercado. Hoje ele é muito mais exclusivo e tecnológico, porém igualmente desejado. Tanto é que acabamos de lançar um novo modelo e praticamente metade do lote anual de 90 unidades foi arrematada logo na estreia”, conta Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.

Ele é oferecido em versão única, a SS, com motor V8 6.2 de 461 cavalos de potência e 62,9 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão de dez marchas com a função “launch control”, freios da marca Brembo, além de diferentes modos de condução, incluindo uma apropriada para autódromos. Além desses itens, tem ainda head-up display, alertas de segurança e bancos dianteiros com sistema de aquecimento e refrigeração.

Trajetória do Camaro no Brasil

Em 2010 começou a trajetória oficial do Camaro no Brasil, mesmo período em que a Chevrolet resgatava o design dos “muscle cars”, tendo inclusive ganho o prêmio de melhor design do mundo. Quatro anos depois, em 2014, estreou a versão conversível, com uma grade frontal maior para favorecer a entrada de ar do motor V8 de 406 cv e a direção passou a ser elétrica.

Em 2016 foi lançada a sexta geração, com nova arquitetura e motor V8 de 461 cv. Em 2018 foi apresentado o modelo com um visual mais imponente e provocador. O superesportivo da Chevrolet trazia ainda um pacote inovador de tecnologias de segurança, conforto e performance, incluindo a inédita transmissão de dez marchas, os sistemas de controle de largada e de aquecimento de pneus traseiros.

História do Camaro

Camaro SS 1967

Camaro SS 1967 (Foto: Reprodução/Fine Art America – Wayne Deslauriers)

Surgiu em 1966, já como modelo 67 e começou a ser vendido nos Estados Unidos em setembro do mesmo ano. Tinha oito diferentes opções de motor. Duas delas eram seis cilindros em linha e as outras seis todas V8, partiam de 3.8 litros e chegavam até 7.0 litros. O modelo era comercializado em três diferentes versões: RS, SS e Z28. Em seu primeiro ano de vida, o Camaro vendeu mais de 100 mil unidades. Esta geração foi vendida até 1969, totalizando quase 270 mil esportivos comercializados em apenas três anos. Um verdadeiro sucesso.

A segunda geração chegou em fevereiro de 1970 e foi produzida até o 1981. Ela chegava com um novo visual, ainda mais marcante para a época, que ainda receberia alterações estéticas nos modelos 1974 e 1978. Em relação à primeira geração, o Camaro foi fortemente remodelado, ficando maior e com um novo estilo. O esportivo ainda era vendido nas três diferentes versões. Mas a Z28 foi descontinuada com o ápice da crise do petróleo, no final de 1974, mas voltou com força total, em 1977.

Em janeiro de 1982, a Chevrolet apresentava a terceira geração do Camaro. Mais uma vez o carro foi totalmente remodelado, porém trazia linhas mais quadradas e futuristas, inaugurando também a era dos motores com injeção eletrônica de combustível. Além de mais moderno, o Camaro também passou por um bom regime: ficava 227 kg mais leve que o modelo anterior.

O ano de 1992 foi o último da terceira geração do Camaro. E também marcava o aniversário de 25 anos de modelo. Com isso, a Chevrolet produziu a 25th Anniversary Heritage Edition, com detalhes de aparência exclusivos. Além disso, todos os modelos produzidos naquele ano receberam o emblema alusivo à comemoração no painel de instrumentos.

A quarta geração começou a ser vendida em 1993. Mantinha a mesma filosofia do Camaro de primeira geração, lançada em 1967: um cupê com 4 lugares, motor dianteiro e tração traseira. A novidade, além da adoção de linhas mais arredondadas, foi o lançamento da versão conversível, em 1994. O Camaro esteve em produção até 2002, marcando 35 anos de produção contínua.

Camaro Concept apresentado em 2006 no Salão de Detroit

Camaro Concept apresentado em 2006 no Salão de Detroit (Foto: Reprodução/Ultimate Car Page)

Em 2006, a Chevrolet apresentou no Salão de Detroit, nos Estados Unidos, um aclamado conceito, batizado de Camaro Concept. Seu sucesso mundo afora foi tão grande que a marca anunciaria, meses depois, o início de sua produção, prevista para meados de 2008. Dois anos mais tarde, era apresentada a versão de produção do superesportivo, que passou a ser exportada para diversos mercados, incluindo o Brasil.

Fonte: https://carsughi.uol.com.br/2020/12/camaro-comemora-10-anos-de-sucesso-no-brasil-relembre-a-trajetoria/