Buell renasce novamente e promete dez novas motos até 2024; conheça

Arthur Caldeira

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é “louco”, anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Colunista do UOL

19/02/2021 12h43

A Buell está de volta. A marca voltará a produzir motos e planeja ter 10 modelos diferentes até 2024, de acordo com um comunicado divulgado ontem à imprensa. Apesar de manter o sobrenome famoso, o “novo” retorno não inclui seu fundador, Erik Buell.

A marca que nasceu do sonho de Erik em construir motos esportivas genuinamente norte-americana já pertenceu a Harley-Davidson e teve suas atividades encerradas pela empresa em 2009. Sem conhecer o significado da palavra “desistir”, Erik fundou a Erik Buell Racing (EBR), já que a marca Buell ainda pertencia à H-D) no ano seguinte. A EBR fechou as portas e foi vendida em 2016. Produziu alguns modelos até 2018. Desde então, produzia apenas peças de reposição e motos sob encomenda.

Mas desta vez, sob o comando do CEO Bill Melvin, que comprou a EBR e adquiriu a marca “Buell” no ano passado, a empresa quer aumentar e diversificar seu portfólio. A EBR anunciou um plano agressivo para desenvolver e comercializar uma linha de motocicletas com a marca Buell, que inclui motos esportivas, modelos de uso misto e aventureiro, além de customs, motos off-road e até elétricas.

Provocação à Harley

Três destes novos modelos serão exibidos ao público pela primeira vez durante a Daytona Bike Week no próximo mês, disse o CEO da renascida empresa. O novo site da Buell mostra atualmente três modelos, além de uma moto de competição. A esportiva 1190RX Hammerhead e a naked 1190SX lembram as motos produzidas pela Erik Buell Racing, a versão anterior da empresa quando o homem cujo nome está no tanque ainda estava no comando.

Mas o terceiro modelo é ainda mais significativo: a 1190 Super Touring, um modelo aventureiro. Embora não deva ser lançada até 2023, não é por acaso que essa entrada no segmento de turismo de aventura foi anunciada poucos dias antes da Harley-Davidson apresentar sua aventureira Pan America. Soou como uma provocação à Harley-Davidson.

Muitas soluções vieram das antigas Buell, como o quadro de alumínio que traz o tanque de combustível integrado, o disco de freio perimetral e o motor V2 de 72 graus arrefecido a líquido e que produz 185 cv de potência. Segundo o CEO Bill Melvin, quando os 10 modelos prometidos forem apresentados, haverá quatro motores em produção, incluindo uma moto off-road de baixa capacidade cúbica. Será o line-up mais diversificado da história da Buell.

Foi a empresa da família de Melvin que comprou os ativos da EBR em 2016 e continuou vendendo peças e construindo um pequeno número de motocicletas para venda. As operações mudaram-se para Grand Rapids, no estado de Michigan, onde há uma planta fabril para produção dos novos modelos. Para o bem do motociclismo, esperamos que o renascimento, desta vez, seja para valer.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Fonte: https://www.uol.com.br/carros/colunas/infomoto/2021/02/19/buell-renasce-novamente-e-promete-dez-novas-motos-ate-2024-conheca.htm