Boeing 737 Max é liberado nos EUA, mas ainda está proibido no Brasil

Vinícius Casagrande

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/11/2020 11h30

O Boeing 737 Max continua proibido de voar no Brasil. O modelo recebeu autorização para retornar às operações nos Estados Unidos, mas a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) afirmou que a liberação para voltar a voar no Brasil ainda depende do término dos trabalhos realizados pela agência quanto ao processo de validação das modificações do projeto.

Segundo a Anac, “o objetivo é demonstrar que o projeto com as modificações propostas é seguro e atende aos requisitos de aeronavegabilidade necessários”. A tendência, no entanto, é que a liberação no país ocorra em breve, já que a Anac tem trabalhado em conjunto a agência norte-americana.

Em comunicado, a Anac afirmou que procederá com os ajustes finais para conclusão do processo de validação para retorno do modelo Boeing 737 MAX no Brasil.

A Gol é a única companhia aérea brasileira a operar com o modelo. Segundo a Anac, após a liberação, a empresa deverá incorporar e demonstrar de forma satisfatória o cumprimento de todas as novas diretrizes, tanto em termos de projeto quanto de treinamento de pilotos. A Gol foi procurar para comentar a decisão, mas ainda não respondeu.

Fonte: https://economia.uol.com.br/todos-a-bordo/2020/11/18/boeing-737-max-anac.htm