BLOG: Borbua ultrapassou o limite de peso. Título valerá só para Rose Volante


Saudações Pugilísticas.

 

Numa promoção da Memorial do Grupo Altstut, no evento que acontecerá no próximo sábado, 21, o Brasil sediará o espetáculo, em Santos-SP, cuja luta de fundo será a disputa por título mundial. A campeã mundial WBO dos leves, Rose Volante, 13-0, 7 KO (incluindo uma luta realizada em outubro de 2014, a qual não encontrei registro do nome da adversária) enfrentará a panamenha Lourdes Borbua Perea (8-0, 4 KO), 29 anos.

 

Lamentavelmente, a desafiante panamenha Lourdes Borbua ultrapassou em 2,8 kg o limite da categoria leve (61,235 kg) e está fora da disputa pela coroa mundial, versão WBO. A boxeadora panamenha não compareceu na primeira pesagem oficial e na segunda e última, duas horas regulamentares depois, apresentou-se acima do peso. O combate acontecerá, mas o título só valerá para a atual campeã, a brasileira Rose Volante que pesou 60,650 kg. Além de não disputar o título, Borbua deverá pagar uma multa contratual cujo valor estou apurando, a ser descontada de sua bolsa. Pelas regras da disputa, caso a panamenha vença o confronto, o título ficará vago.

 

Outro fato triste ocorrido na tarde de hoje refere-se à disputa do título brasileiro, categoria super meio médio. O desafiante Douglas Ataíde passou mal antes da pesagem oficial e, debilitado, afastou-se da disputa pelo título brasileiro dos super meio médios, versão CNB, que pertence a Gabriel Bonfim.

 

Dezessete anos se passaram desde que em janeiro de 2001, Acelino “Popó” Freitas manteve a coroa dos super penas da mesma WBO, em Brasília, ao derrotar por nocaute no 1° round o panamenho Orlando Soto. Aquela foi a última vez que um título mundial foi disputado no Brasil.

 

São poucas e editadas as imagens disponíveis da boxeadora panamenha, inclusive no amadorismo. Entretanto, foi possível observar que ela gosta de partir para o ataque quando surgem as oportunidades. Nas poucas imagens que pude assistir, Borbua pareceu se desguarnecer em demasia quando atacava e essa pode ser uma boa oportunidade para Rose, se a forma de atuar da panamenha permanecer a mesma.

 

Com exceção de uma luta realizada em El Salvador, Lourdes Borbua fez sua carreira toda no Panamá. Ela nunca enfrentou uma adversária como a brasileira Rose Volante. Mesmo na disputa na qual obteve o título interino latino do WBC, sua adversária, a venezuelana Riascos, era inferior à brasileira.

 

Vejo favoritismo nesta luta para Rose, mas todo o cuidado é pouco contra uma adversária mais alta – extraoficialmente 4 cm que parecem mais –, mais pesada e que gosta de atacar.

 

Algumas das lutas preliminares merecem atenção. Com a ausência de Douglas Ataíde, apenas um dos dois títulos brasileiros, versão CNB, previstos inicialmente estará em jogo:

Carlos Henrique da Silva (7-0, 6 KO) colocará o trono super galo em jogo enfrentando Charles Quintana (3-0, 1 KO).

 

A presença do invicto Lucas Abreu Martins (8-0, 8 KO), que fez a maior parte da sua careira no exterior, enfrentando o veterano Valdevan Pereira (9-8, 7 KO) e da brasileira residente na Argentina, Danila Ramos (4-0, 1 KO), boxeando contra Caroline Antunes (0-1), abrilhantarão o espetáculo.

 

Completam a programação duas lutas de super meio médios:

Fernando Machado vs Francisco Neves e Etound Michel vs Ademir Machado.

 

LOCAL E HORÁRIO

O espetáculo será realizado na Arena Santos, situada na Av. Rangel Pestana, 184 – Vila Matias, Santos-SP, e tem a primeira luta prevista para começar às 19h30.

 

TRANSMISSÃO PELA TV

O SporTV 2 planeja iniciar a transmissão no sábado por volta das 20h30 (horário de Brasília), logo após ao encerramento da transmissão da NBA. Rhoodes Lima fará a narração dos combates e eu os comentários.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/sportv/blogs/especial-blog/blog-do-daniel-fucs/post/titulo-so-vale-para-rose.html