-
Jornal do Vaticano se pronuncia contra Superliga europeia de futebol - 4 hours ago
-
Rumilly-Vallières, da 4ª divisão, vence Toulouse e vai às semis da Copa da França - 4 hours ago
-
Santos perde para Damián Díaz, o 10 que não existe mais - 4 hours ago
-
Venmo libera transações com criptomoedas em seu aplicativo - 4 hours ago
-
Toshiba nega proposta de US$20 bi da CVC, diz estar aberta a ofertas ‘confiáveis’ - 4 hours ago
-
Apple revela novo iPad Pro e iMacs mais finos com chips próprios - 4 hours ago
-
Fusca volta elétrico e com quatro portas: só que não é VW, e sim um clone - 4 hours ago
-
Flagra: novo Jeep Compass 2022 a diesel tem nova cor e detalhes revelados - 4 hours ago
-
Renault usou peças de Lego para desenvolver novo câmbio - 4 hours ago
-
Câmara começa a discutir urgência em PL de privatização dos Correios - 4 hours ago
Bisneto de Henry Ford vende carro que foi o maior fracasso da marca
Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre Edsel Ford II. Ele é bisneto de ninguém menos que Henry Ford e detém boa parte das ações da empresa criada pelo antepassado. Pois o herdeiro do industrial estadunidense colocou à venda dois veículos e, curiosamente, um deles é considerado o maior fracasso comercial da empresa em todos os tempos: um Edsel.
A Edsel foi uma divisão criada na década de 50. O nome era uma homenagem a Edsel Bryant Ford, filho de Henry, morto precocemente em 1943, quando tinha apenas 49 anos. A empresa deveria atuar em um segmento intermediário, com uma gama posicionada entre a da Ford e a da Lincoln, marca mais luxuosa do grupo.
VEJA TAMBÉM:
- Qual empresa mais produziu automóveis no mundo em 2020?
- Por que a Ford fecha todas as suas fábricas no Brasil? Assista ao vídeo!
- Fracassos da Ford: conheça 5 carros que ajudaram a afundar a marca
Porém, a nova marca sofreu grande rejeição no mercado. Entre os motivos do insucesso, está o design: os veículos tinham uma enorme tomada de ar vertical na dianteira, que logo virou motivo de piada. Os críticos comparavam a abertura a uma coleira de cavalo e até a uma… vagina! O fiasco foi tão grande que a Edsel acabou durando menos de três anos, entre 1957 e 1960, gerando grande prejuízo à Ford.
“O Edsel do Edsel” Ford
Contudo, apesar do histórico nada positivo, o caso é que Edsel Ford II mantém um carro da marca: uma Bermuda Wagon de 1958. O veículo está em prefeito estado de conservação e ostenta algumas personalizações feitas pela Roush Performance. A preparadora modernizou o motor V8 original, substituiu a transmissão e modificou suspensão e freios.
O toque final foi a instalação de cintos de segurança, que originalmente não equipavam o modelo. A Bermuda Wagon vai a leilão neste mês, pelas mãos da Barrett-Jackson, e não tem preço de reserva. O veículo já é chamado de “o Edsel do Edsel”: afinal, o atual proprietário, não por acaso, recebeu o mesmo nome do avô.
O outro veículo de Edsel Ford II que irá a leilão também é uma perua: porém, nesse caso, trata-se de uma Woody Wagon 1947. Sim, é uma daquelas charmosas utilitárias com portas e outras partes da carroceria feitas em madeira. O modelo também exibe personalizações, com direito à instalação de um motor 302 V8, transmissão automática e direção hidráulica, entre outros itens.

- Acompanhe o AutoPapo também no YouTube!
Fonte: https://autopapo.uol.com.br/curta/bisneto-henry-ford-carro-fracasso/