Audi Q4 e-tron: tudo o que sabemos sobre o SUV compacto elétrico

Falta menos de uma semana para a estreia online do Audi Q4 e-tron, o terceiro modelo 100% elétrico da Audi e o segundo SUV após seu irmão mais velho e-tron, o progenitor da família de zero emissão. Um modelo que foi amplamente antecipado nas últimas semanas e já pode ser encomendado na Europa mediante um depósito de 1.000 euros (R$ 6.640).

Um caso mais comum do que raro para um carro que ainda não foi apresentado oficialmente, não apenas na versão clássica, mas também na versão Sportback, ou seja, com traseira inspirada no formato cupê. Mas vamos ver adiante tudo o que o já sabemos sobre o novo SUV compacto elétrico de Ingolstadt.

Estilo

Não há fotos oficiais mostrando o Audi Q4 e-tron em plena luz e sem camuflagem, mas entre fotos de flagras e teasers agora temos uma ideia de quais serão as formas do SUV compacto alemão. Formas que vão misturar novas soluções estilísticas, vistas no conceito Q4 e-tron apresentado no Salão Automóvel de Genebra 2019, com linhas mais clássicas, com comprimento de 4,59 metros e distância entre eixos de 2,76 metros.

Audi Q4 e-tron Concept 2019

A frente contará com uma grade única fechada e faróis full LEDs estreitos com um design diferente do que foi visto no e-tron e e-tron GT. A traseira será cruzada pela agora clássica faixa de luz para combinar as lanternas (também full LED, ou talvez OLED como no Q5) tanto no clássico Q4 quanto no Q4 Sportback, este último caracterizado pelo vidro traseiro que desce mais suavemente em direção à extremidade. 

Interior

Já vimos tudo sobre o cockpit, ou melhor, o painel do Audi Q4 e-tron, com suas duas telas para instrumentação digital e informação e entretenimento (o último de 11,1″), mas não apenas isso. A marca das quatro argolas vai estrear com um novo head-up display com realidade aumentada, com algumas informações projetadas no para-brisa como se estivessem a 3 metros do motorista.

Audi Q4 e-tron, o protótipo e o interior
Audi Q4 e-tron, o protótipo e o interior

Repleto de tecnologia e conectividade, para gerenciar remotamente alguns recursos do carro e utilizar um assistente de voz capaz de reconhecer a linguagem natural, para que você possa operar alguns comandos sem tirar as mãos do volante. Um volante no qual serão incorporados controles de toque, para gerenciar as várias telas de instrumentação e sistemas de assistência ao motorista.

Por se tratar de um carro elétrico, portanto, livre dos componentes mecânicos típicos dos modelos com motores a combustão, haverá muito mais espaço no portamalas (de 520 a 1.490 litros para o e-tron Q4) e no compartimento de passageiros, onde o túnel central – que dispensa as conexões para a transmissão – terá desenho totalmente novo.

Audi Q4 e-tron, o protótipo e o interior

Na verdade, será composto por um elemento “suspenso” para alojar o seletor de marcha, o botão liga e desliga, o seletor de modo de condução e outros controles. Haverá também vários compartimentos de armazenamento, para um total de 25 litros.

Motores elétricos

Baseado na plataforma MEB (do Volkswagen ID.3 e ID.4) o Audi Q4 e-tron estará disponível única e exclusivamente com motores 100% elétricos com a possibilidade de escolha entre diferentes tipos de baterias, com a parte superior da autonomia com cerca de 500 km de autonomia graças a um acumulador de 82 kWh.

Foto camuflada do Audi Q4 E-Tron Spy
Audi Q4 e-tron Sportback, as primeiras fotos de espionagem

A potência total neste caso deve ser de 306 cv graças a 2 motores elétricos, um por eixo, para fornecer tração nas quatro rodas. Ainda não está claro se todos os e-tron Q4 da lista de preços terão esse esquema ou se também haverá versões com tração nas 2 rodas.

Tecnologia

Além do que já foi dito sobre o cockpit, o SUV elétrico compacto alemão contará com vários sistemas de assistência à condução de Nível 2, incluindo controle de cruzeiro adaptativo, sistema de permanência em faixa ativo e muito mais.

Audi Q4 e-tron, o protótipo e o interior

Graças à conectividade, o Q4 e-tron também pode ajustar automaticamente sua velocidade de acordo com o tipo de estrada que irá percorrer, podendo se comunicar – graças ao sistema Car-2-X – com outros veículos para relatar quaisquer perigos.

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Fonte: https://insideevs.uol.com.br/news/499781/suv-compacto-eletrico-audi-q4/