Air Fryer produz substância que causa câncer ao fazer a comida?

Ana Bonassa e Laura de Freitas

Nunca Vi 1 Cientista é um grupo de divulgação científica encabeçado pelas jovens cientistas Ana Bonassa e Laura de Freitas para estimular o contato com a ciência.

11/01/2021 04h00

Com a promessa de entregar alimentos fritos sem óleo, a fritadeira elétrica air frier passou a ser a escolha para uma alimentação mais saudável. Mas não demorou até que surgissem teorias sobre a qualidade dos alimentos feitos nesse aparelho. Uma delas aborda a acrilamida, substância que teria potencial de causar câncer.

Para começar, é bom explicar que a fritadeira nada mais é que um forno elétrico que aquece por convecção, ou seja, pelo movimento do ar. Ela aquece o ar e a faz girar bem rápido.

E como aparece essa tal de acrilamida? Ela é usada na indústria, na pesquisa científica e no tratamento de água, mas também é gerada naturalmente no cozimento de alguns alimentos em alta temperatura. Nesse vídeo, a gente explica em detalhes como essa substância surge e em quais alimentos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/colunas/nunca-vi-1-cientista/2021/01/11/airfryer-produz-substancia-que-causa-cancer-ao-fritar-o-seu-alimento.htm