5 lições de 2020 para nossas vidas financeiras

Valter Police

Planejador Financeiro CFP(R), é o Head da Academia Fiduc, além de administrador de carteiras registrado na CVM.

01/02/2021 04h00

O ano de 2020 ficará marcado na história, dadas as questões sanitárias e seus impactos em todos os aspectos de nossas vidas. Com relação aos assuntos financeiros não é diferente, e podemos tirar lições valiosas, que podem melhorar nosso comportamento quando o assunto é dinheiro e nos trazer uma vida financeira mais tranquila, que nos aproxime de nossos objetivos de vida.

1) Reforce a importância da reserva financeira: Aquele dinheiro que deve ficar preservado em investimentos de alta liquidez e baixo risco, cujo objetivo é a disponibilidade para poder ser utilizado em caso de necessidade. Como vimos, todos nós fomos surpreendidos por uma “necessidade” completamente inesperada (sendo justo, talvez o Bill Gates tenha imaginado, de acordo com um documentário que assisti, mas eu não imaginava e acho que você também não).

Se você não se preocupava muito com essa parte de seus investimentos, seja porque não tinha investimentos, seja porque achava que rendia pouco e concentrava os investimentos em classes de ativos com menos liquidez e maior volatilidade na busca de mais retorno, espero que a lição tenha sido aprendida.

A reserva deve ter um tamanho estimado entre três e 12 vezes de seus custos mensais, a depender da maior ou menor previsibilidade de suas receitas e despesas (mais previsível, menor reserva e vice-versa). Se você usou parte da sua reserva em 2020, recompô-la deve ser uma prioridade.

Desculpe, é preciso ser assinante UOL Economia+ para continuar lendo

Exclusivo para assinantes UOL Economia+

Para continuar, assine e tenha acesso a conteúdos para aprender a ganhar dinheiro com investimentos, mesmo que nunca tenha investido antes

Fonte: https://economia.uol.com.br/mais/colunas/2021/02/01/licoes-para-vida-financeira.htm