2020: ano de desafios e de marcas importantes para os fundos imobiliários

Lucas Elmor

Sócio-diretor de Gestão da Hectare Capital, formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Chartered Financial Analyst pelo CFA Institute, com experiência em estruturação e gestão de investimentos nos setores de logística, agronegócio, energia e imobiliário.

14/12/2020 04h00

Dezembro é época de reflexão, de olhar para trás e avaliar os acontecimentos do ano em forma de retrospectiva e planejar o que está por vir.

Fica praticamente impossível fazer qualquer análise do ano de 2020 sem mencionar a pandemia da covid-19. É comum ouvirmos que no Brasil o ano só começa após o Carnaval e, como entramos em quarentena logo após as festas populares, não é raro ouvir por aí que este ano ainda nem começou. Essa afirmação não poderia ser mais incorreta. Como tivemos acontecimentos em 2020!

No universo dos fundos imobiliários, a realidade não poderia ser diferente.

A pandemia do coronavírus serviu de prova de fogo para a tese de investimento de muitos gestores de FIIs e deixou investidores com nervos à flor da pele. Assim como aconteceu com as ações, a cotação dos fundos imobiliários em Bolsa sofreu uma queda expressiva em consequência das medidas de distanciamento social adotadas em várias regiões do Brasil, como o fechamento do comércio e a adoção do home office pelas empresas, por exemplo.

O IFIX, principal índice da Bolsa brasileira para fundos imobiliários, chegou a cair mais de 30% do início do ano até a segunda quinzena de março, momento mais agudo da turbulência nos mercados. Mas, para aqueles que gostam de olhar o lado meio cheio do copo, comparativamente ao mercado de ações, os FIIs sofreram menor volatilidade, o que demonstra maior resiliência em momentos de estresse no mercado financeiro.

Desculpe, é preciso ser assinante UOL Economia+ para continuar lendo

Exclusivo para assinantes UOL Economia+

Para continuar, assine e tenha acesso a conteúdos para aprender a ganhar dinheiro com investimentos, mesmo que nunca tenha investido antes

Fonte: https://economia.uol.com.br/mais/colunas/2020/12/14/investimentos-fundos-imobiliarios-balanco-pandemia.htm