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10 sedãs com motor de 4 cilindros no mercado brasileiro
Volta e meia você lê nas reportagens, listas e avaliações do AutoPapo o termo downsizing. A busca por eficiência e as normas de emissões cada vez mais severas forçaram uma corrida dos fabricantes por motores compactos, leves e, consequentemente, com menor atrito entre as peças e mais econômicos. Propulsores de três cilindros se espalharam pelos carros compactos.
Só que muita gente ainda torce o nariz para a novidade e quer um “motor raiz” no segmento – e não necessariamente conjuntos mecânicos veteranos. Veja os sedãs com motor 4 cilindros.
Volkswagen Voyage
O Voyage é um dos mais antigos sedãs com motor 4 cilindros, mas em duas variações e com um certo abismo entre elas em termos de modernidade. A versão intermediária com câmbio manual carrega o velho EA111 1.6 com oito válvulas e potência de 104/101 cv.
O top de linha com câmbio automático de seis marchas usa o EA211 1.6 16V de 120/110 cv – o MSI que equipa também o Virtus, como você verá a seguir. Já o mais barato da linha, o 1.0, se rendeu à era tricilíndrica.
Fiat Grand Siena
O Giat Grand Siena mantém vivo o velho motor 4 cilindros da linha Fire. E nas quatro versões à venda no país. O 1.0 de 75/73 cv serve às opções mais baratas, e o 1.4 de 88/85 cv vai nas mais equipadas.
Os dois motores têm oito válvulas, comando simples no cabeçote, enquanto outros Fiat (até mais baratos, como o Uno) já usam o moderno Firefly.
Honda City
O Honda City está prestes a mudar de geração, mas ainda é um dos sedãs com motor 4 cilindros. O modelo carrega o 1.5 16V, que gera 116 cv de potência com etanol e 115 cv, com gasolina, combinado a um câmbio manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT.
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O motor é o mesmo para todas as cinco configurações da linha. Na Tailândia, o novo City usa motor turbo três “canecos” de 122 cv.
Toyota Etios e Yaris
Os Toyota Yaris e Etios abandonaram o 1.3, mas continuam com o 1.5, que também é um motor 4cilindros. É multiválvulas e dotado de comando duplo no cabeçote.
No Etios, tem potência de 107/102 cv e trabalha com transmissão manual de seis marchas ou a velha caixa automática de quatro marchas da Toyota. No Yaris, são 110/105 cv, só que sempre com câmbio automático do tipo CVT, com sete marchas simuladas.
Hyundai HB20S
O motor considerado intermediário da linha HB20S é um 4 cilindros, enquanto as opções 1.0 aspirada e turbo são de três cilindros. O propulsor 1.6 16V da família Gamma entrega 130/123 cv nesta segunda geração do sedã.
Tem comando duplo de válvulas, com variação na admissão e no escape. O câmbio pode ser manual ou automático, sempre com seis marchas.
Caoa Chery Arrizo 5
O Caoa Chery Arrizo 5 é feito em Jacareí (SP) é mais um dos sedãs com motor 4 cilindros. No caso do compacto da marca chinesa, trata-se de um turbo com comando variável, injeção direta e potência de 150/147 cv.
Neste ano de 2020, o Arrizo 5 passou a usar um novo câmbio do tipo continuamente variável (CVT), com nove marchas virtuais e em suas duas versões de acabamento.
Chevrolet Joy Plus
O antigo Prisma continua no mercado como o sedã mais barato da General Motors no Brasil, mas hoje representa menos de 20% de todas as vendas da linha Onix Plus.
Porém, para se manter com preço competitivo, recorre ao velho motor de 80/78 cv de origem Família I – dos anos 1980, que servia ao Chevette. O modelo é vendido em versão única com câmbio manual de seis marchas.
Nissan V-Drive e Versa
Tanto o antigo Versa, que passou a se chamar V-Drive, como a segunda geração do modelo – importada do México – são sedãs com motor 4 cilindros aqui no Brasil.
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Com exceção das versões de entrada que se valem de um três canecos, o modelo veterano é equipado com o 1.6 16V com comando variável e 111 cv. O novo foi lançado em novembro com o mesmo propulsor. Há opções de câmbio manual de cinco marchas ou CVT.
Renault Logan
A nova linha de motores SCe chegou ao Logan em 2016, mas só as variantes 1.6 tornam o Renault um dos sedãs com motores 4 cilindros – já que o 1.0 leva três. Com comando duplo variável (na admissão), fornece potência de 118/115 cv.
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Trabalha com câmbio manual de cinco marchas ou do tipo CVT, caixa automática que estreou na última remodelação da linha, em 2019.
Volkswagen Virtus
O sedã mais novo da marca alemã no país usa nas suas versões de entrada o EA211 de 4 cilindros que equipa o Voyage AT. Só que neste compacto premium a potência com etanol é um pouco menor (117 cv), e com gasolina se mantém em 110 cv.
No Virtus, além da caixa automática de seis velocidades, a opção mais barata da linha vem com o câmbio manual de cinco marchas. A versão GTS também tem motor de 4 cilindros, um 1.4 turbo de 150 cv de potência.
Fiat Cronos
O Cronos estreou no país em 2018 com o novo motor Firefly, mas só com 4 cilindros. Com oito válvulas e 109/101 cv, trabalha apenas com câmbio manual de cinco marchas – a transmissão CVT vai estrear entre fim de 2021 e início de 2022.
O Fiat também é vendido com o velho motor E.torQ 1.8 16V, com quatro canecos e potência de 139/135 cv, aliado ao câmbio automático de seis velocidades. Mas esse propulsor será substituído no ano que vem pelo 1.3 turbo com potência estimada de 130 cv.
Fotos: Divulgação
Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/10-sedas-com-motor-de-4-cilindros-no-mercado-brasileiro/