10 carros que saíram de linha e ainda deixam muita saudade

Este listão é para você, que gosta tanto de automóvel quanto dos tempos passados: enumeramos 10 carros que saíram de linha, mas ainda fazem muita gente suspirar de saudade. Afinal, eles marcaram época e acabaram fazendo parte da memória afetiva de algumas gerações.

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Todos os modelos selecionados foram produzidos no Brasil, por diferentes fabricantes, ao longo de um período que vai dos anos 60 à última década. Confira o listão dos carros que já saíram de linha, porém ainda deixam um sentimento de nostalgia no ar!

Carros Chevrolet que saíram de linha:

1. Chevrolet Opala

chevrolet opala 1969 cinza de frente

O Opala é um dos mais longevos carros do Brasil: ficou no mercado por 24 anos, entre 1968 e 1992. Nesse período, sofreu diversas modificações estéticas somou quase 1 milhão de unidades fabricadas, incluindo a perua Caravan. Na década de 80, mesmo com projeto já defasado, tornou-se o mais luxuoso automóvel nacional. Com tal histórico de aceitação e de sofisticação, não fica difícil entender porque tanta gente tem saudade dele.

Outro atributo sempre lembrado quando o assunto é Opala é o motor de seis cilindros. Inicialmente, o bloco tinha 3,8 litros, mas já em 1971 a cilindrada foi aumentada para 4,1 litros. Essa mecânica, modernizada, chegou a ser utilizada no sucessor Omega, que, apesar dos bons predicados técnicos, nunca atingiu o sucesso comercial do antecessor.

2. Chevrolet Monza

af chevrolet monza 1996

Outro antigo carro da Chevrolet que deixou saudade é o Monza. Lançado em 1982, com carroceria hatch, impressionou o mercado brasileiro devido ao projeto global e bastante moderno. O desempenho do motor 1.6 é que deixava a desejar, mas naquele mesmo ano já surgiu o 1.8 como opção, que tornou a dirigibilidade bem melhor. O sedã veio em 1983 e, quatro anos depois, foi disponibilizada a motorização 2.0.

Para 1991, a gama sofreu uma plástica, que rendeu o apelido de “tubarão”. A saída do mercado aconteceu somente em 1996, quando o modelo já convivia com a segunda geração de seu substituto, o Vectra: este, aliás, também é um dos carros da Chevrolet que saíram de linha, mas deixaram saudade. O Monza é um inegável sucesso comercial: chegou a ser o carro mais vendido do país entre 1984 e 1986. Do início ao fim da vida, 857.810 unidades foram comercializadas por aqui.

Carros Ford que saíram de linha:

3. Ford Corcel

ford corcel ii 1979

O início da trajetória do Corcel é um dos mais curiosos da indústria nacional: o projeto foi desenvolvido pela Willys Overland, com base na plataforma e na mecânica do Renault 12. Porém, em 1967, quando o veículo estava quase pronto, o fabricante foi encampado pela Ford. A marca de origem norte-americana finalizou o produto e o lançou em 1968.

A medida da Ford foi acertada, uma vez que o modelo foi um sucesso, com cerca de 1,4 milhão de unidades produzidas até 1986. Embora tenha ganhado uma carroceria inteiramente nova em 1977, o Corcel sempre manteve-se fiel à plataforma e à mecânica originais: só a cilindrada foi sendo sucessivamente ampliada passando de 1.3 para 1.4 e, finalmente, para 1.6. Os derivados do modelo, entre os quais a perua Belina e a picape Pampa, também obtiveram ótimos números de vendas.

4. Ford Escort

ford escort xr3 formula

A nacionalização do Escort causou uma revolução dentro da gama Ford. Apesar da defasagem de três anos em relação ao similar europeu, ainda era um dos automóveis mais modernos do país quando foi lançado, em 1983. Naquele mesmo ano, veio ainda a versão esportiva XR3 e, em 1985, a opção de carroceria conversível, que logo se tornou sonho de consumo. Para a linha 1989, a novidade foi a adoção do motor 1.8 de origem Volkswagen, por meio da associação entre as duas empresas, que originou a Autolatina.

A “família” ainda deu origem ao sedã Verona, também em 1989, antes de chegar à segunda geração, em 1992. O modelo antigo manteve-se no mercado com motor 1.0, na versão Hobby. O Escort continuou sendo fabricado no país até 1996, quando a Ford transferiu a produção para a Argentina. Ainda houve mais uma atualização, em 1997, quando foram adotados motores Zetec e foi lançada a versão Wagon, até o fim da linha, em 2003. No mundo todo, o modelo teve cerca de 4,1 milhões de unidades produzidas.

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Carros Volkswagen que saíram de linha:

5. Volkswagen Fusca

volkswagen fusca 1978

A história do Fusca está entrelaçada à da própria indústria automobilística brasileira. A nacionalização data de 1959, quando o setor ainda engatinhava no país. O modelo foi líder de vendas durante as décadas de 60 e 70 e motorizou diferentes gerações. O motor de quatro cilindros opostos, refrigerado a ar, teve a cilindrada sucessivamente aumentada: de 1.2, cresceu para 1.3, 1.5 e, finalmente, 1.6. Em 1986, já bastante ultrapassado, ele enfim saiu do mercado.

Porém, a história não acaba aí. Em 1993, a pedido do então presidente Itamar Franco, no intuito de fomentar os automóveis populares, o Fusca voltou a ser produzido. Essa segunda safra foi até 1996, quando a fabricação foi encerrada de vez. Ao todo, nada menos que 3,1 milhões desses carros saíram da linha de montagem da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP).

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6. Volkswagen Santana

volkswagen santana br spec 3

A longa trajetória do Santana no mercado brasileiro inicia-se em 1984. Naquele ano, o modelo era lançado para ocupar a posição de top de linha da Volkswagen e competir diretamente com Ford Del Rey e Chevrolet Monza. A gama cresceu já em 1985, com a chegada da Quantum. Em 1988, veio o motor 2.0 como opção ao 1.8 oferecido até então. O sedã sofreu uma extensa reestilização em 1991, mas a perua só ganhou tais atualizações no ano seguinte.

Para 1999, a gama sofreu outra intervenção cirúrgica, dessa vez mais leve. A linha diminuiu em 2002, quando a Quantum foi descontinuada. Em 2006, foi a vez do sedã, que, nos últimos anos, já estava muito ultrapassado e tinha vendas focadas em frotistas e taxistas. A produção local chegou a 548.494 exemplares. Uma curiosidade é que, na Europa, o projeto correspondia à segunda geração do Passat: o nome Santana designava apenas a configuração sedã. Por aqui, os dois conviveram até 1988.

Carros Fiat que saíram de linha:

7. Fiat Tempra

fiat tempra turbo

Há quem diga que a Fiat nunca conseguiu se dar bem fora das categorias de veículos compactos. Quem afirma isso desconhece ou ignora a trajetória do Tempra, que teve 204.795 unidades emplacadas entre 1991 e 1998, período em que foi fabricado no Brasil. Em 1995, foi o líder do segmento de sedãs médios. O hatch Tipo chegou a ter vendas ainda maiores naquele ano, mas decaiu bruscamente no mercado após protagonizar casos de incêndio, que deram origem a dois recalls.

Na Europa, Tempra e Tipo compartilhavam a mesma plataforma. Porém, por aqui, o sedã adotou uma base própria, originária do modelo Regata, tornando-o diferente do similar europeu no ponto de vista do projeto. O modelo entrou para a história por ter sido o primeiro nacional a oferecer motor de quatro válvulas por cilindro (16 válvulas). Também foi um dos primeiros a adotar turbocompressor, antecedido apenas pelo Uno.

8. Fiat Punto

fiat punto elx 2007 vermelho azul frente

Diante de outros veículos do listão, o Punto é até recente: foi fabricado de agosto de 2007 a janeiro de 2017. Apesar de a partida ter ocorrido há relativamente pouco tempo, já existem viúvas em luto por ele. Não é para menos, pois, nos quase 10 anos em que esteve no mercado brasileiro, o hatch tornou-se um dos produtos mais bem-aceitos do fabricante e somou cerca de 280 mil exemplares comercializados.

O Punto foi vítima de uma renovação de gama promovida pela Fiat: nos últimos anos, vários carros da marca italiana saíram de linha. Embora o sucessor Argo tenha porte semelhante e algumas modernidades, como direção elétrica e central multimídia, os saudosistas sentem falta, em especial, do design arrojado e da versão esportiva T-Jet, equipada com motor 1.4 turbo.

Carros de outras marcas que saíram de linha:

9. Toyota Fielder

toyota corolla fielder 2008

O segmento de peruas pertence ao passado. Atualmente, só há dois modelos desse gênero, ambos de marcas premium: Audi A4 Avant e a Porsche Panamera Gran Turismo. Porém, em um passado relativamente recente a situação era outra, com múltiplas opções. A Toyota chegou a participar dessa categoria entre 2004 e 2008, com a Fielder, derivada do Corolla.

Apesar da trajetória breve, a Fielder se deu muito bem no mercado. Não se engane pelo total de unidades comercializadas , que é de aproximadamente 35 mil: parece pouco, mas esse volume fez da perua líder de categoria entre as médias. O modelo chegava a vender mais até que algumas wagons compactas. Porém, a Toyota achou mais conveniente ofertar só o sedã a partir da geração seguinte. Teria sido a marca japonesa uma visionária da extinção do segmento?

10. Dodge Dart

dodge dart sedan 1

Nenhum listão sobre saudade de carros que saíram de linha no Brasil fica completo sem os “Dojões”. Embora a Chrysler tenha comercializado diferentes modelos, como Charger, Magnum e Le Baron, todos eram variações do Dart. Essa gama foi fabricada por aqui entre 1969 e 1981 e, ao longo desse período, totalizou 93.008 unidades emplacadas. A maioria é dos primeiros anos de produção: a partir de meados da década de 70, a crise do petróleo atingiu em cheio esses veículos.

Ironicamente, o que fez os grandes Dodges decaírem no mercado foi algo que, no início de carreira, era o maior atrativo: o motor V8 de 5,2 litros. Esse “coração” dava aos modelos ótimo desempenho, mas às custas de um alto consumo de combustível. Contudo, após o tombo, o modelo se recuperou. Hoje, exemplares em bom estado são negociados por preços de três dígitos no mercado de antigos. Sinal que o Dart e seus derivados deixaram, sim, muita saudade.

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Fotos: Divulgação

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/carros-que-sairam-de-linha-10-deixam-saudade/