10 carros que merecem ‘descansar em paz’ neste Dia de Finados

No dia 2 de novembro se comemora o Dia de Finados em todo o mundo cristão. Nestes últimos anos, vimos alguns carros – até famosos – falecerem em nosso mercado, como Fiat Weekend, Volkswagen SpaceFox, Chevrolet Cobalt e, mais recentemente, o Citroën C4 Lounge. Porém, outros modelos de veículos parecem não escutar o chamado da “Dona Morte”.

E são modelos que mereciam descanso, muitos pela idade. Porém, tem até carros que nem são tão velhos assim, mas que já não andam bem das rodas, estão mal posicionados, não vendem bem e tendem a se tornar verdadeiros zumbis em um futuro próximo.

Toyota Etios

toyota etios 2021 prata em fundo branco

Vamos entrar de sola e o leitor vai argumentar, com razão: “pô, o carro chegou nem tem tanto tempo”. É verdade, mas o fato é que, depois de vender bem nos primeiros anos após o lançamento (2013), o Etios começou a padecer após o surgimento do Yaris.

Prova disso é que o irmão feio (ops, mais barato), apesar do bom custo-benefício e da ótima mecânica, vende a metade do que o parente mais “equipado e moderno”, isso quando falamos das carrocerias hatches. No caso do sedã, a diferença é ainda maior e o Etios emplaca 60% menos que o Yaris.

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As especulações de que o Etios vai encontrar a paz eterna ganharam força após o fim das configurações do compacto com motor 1.3 – agora, o modelo é vendido apenas em duas versões de acabamento para cada carroceria, e com motor 1.5.

A saída de cena também abriria espaço para que a Toyota faça um rearranjo de suas fábricas para a produção do Corolla Cross entre 2021 e 2022.

Citroën C3

Citroën C3 vermelho

Lançada em 2012, esta segunda geração do C3 é bonita, tem bom acabamento e é boa de dirigir, porém… já deu. O modelo ficou defasado rapidamente devido às movimentações da concorrência e, inclusive, após a chegada do seu companheiro de holding, o Peugeot 208 – não falamos nem dessa nova geração recém-lançada, mas da anterior mesmo, com quem compartilhava plataforma.

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A Citroën deixou seu compacto de entrada no país apenas para marcar presença, enquanto focou em outros produtos e agora prepara uma variante SUV do hatch, que terá como base o C3 Cross europeu – só que sobre a plataforma modular da PSA, que serve ao novíssimo 208.

Para se ter ideia, o C3 feito em Porto Real (RJ) vendeu apenas 809 unidades durante os nove primeiros meses de 2020.

Hyundai ix35

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Ele já foi o “melhor SUV do mundo” ou coisa que o pareça no embalo das agressivas campanhas publicitárias do Grupo Caoa no fim dos anos 2000. O ix35 chegou em 2010 inicialmente importado para se valer das boas vendas do Tucson, seu antecessor.

Mas agora o SUV médio – fabricado no Brasil desde 2013 – está meio perdido no mercado e no segmento.

Além de rivais maiores, mais modernos e com custo/benefício melhor, o ix35 pouco recebeu atenção por parte da Hyundai Caoa desde então. Teve apenas um face-lift e ainda ficou ainda mais defasado com a chegada do New Tucson – seu companheiro de linha de montagem em Anápolis (GO). Emplacou pouco mais de 2 mil unidades no acumulado do ano – curiosamente, 400 a mais do que o seu sucessor mais moderno.

Fiat Doblò

fiat doblo essence

Difícil não ter uma lista de carros que passaram da hora ou ultrapassados em que não apareça o Doblò. Com 2.100 unidades comercializadas entre janeiro e setembro de 2020, a multivan de primeira geração sobrevive às custas de vendas diretas.

O Doblò 2020Tem só uma versão com motor 1.8 e uma configuração ambulância. Segundo fontes, o modelo só entra em produção em Betim (MG) quando surge uma encomenda de frotista…

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O último sopro de vida que a Fiat deu ao Doblò foi em 2009, quando a marca italiana fez uma remodelação no mini furgão compacto. Na época já dava para ter noção do destino do modelo: na mesma semana do lançamento do face-lift, o fabricante apresentou, na Europa, a segunda geração do carro.

Mitsubishi ASX

asx 2019 8

A Mitsubishi parece ter ignorado todos os chamados de Deus no caso do ASX. O modelo usa uma arquitetura datada do início dos anos 2000 e foi lançado por aqui em 2010, mas continua basicamente o mesmo até hoje.

Curiosamente, a empresa transformou o SUV recentemente no Outlander Sport, mas o modelo “original” continua sendo vendido em configuração única.

Vendido… em termos. O ASX somou pouco mais de mil unidades durante o ano de 2020. Sofre do mesmo mal que o ix35 que já citamos aqui. Os concorrentes do segmento são projetos mais modernos, com motores mais eficientes e bem mais equipados.

Volkswagen Fox

volkswagen fox xtreme

Tudo bem que um carro que vende, em média, 2 mil unidades por mês e está com o projeto mais do que “pago” não merece a morte súbita. E a Volkswagen prepara a despedida do Fox aos poucos e com dignidade.

Ao longo de sua vida fez várias reestilizações, mudou motor, criou séries limitadas e agora mantém o modelo estrategicamente apenas com duas opções de acabamento.

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Mas a realidade é que o hatch compacto altinho da marca alemã já faz hora extra. Lançado em 2003 como uma alternativa de projeto mais barato sobre a base do (caro) Polo da época, o Fox está com os dias contados, pois deverá sair de cena quando a nova geração do Gol for lançada, coisa para 2022 ou 2023.

Chevrolet Montana

chevrolet montana 2020 frente

Outra figurinha fácil entre lista de carros veteranos. A questão é que a Montana já nasceu cansada. Essa segunda geração da picape compacta foi lançada em 2003 só que a sua antecessora era bem mais legal e moderna: esta usava a arquitetura do Corsa de segunda geração (início dos anos 2000) e seu design era inspirado no do do hatch.

Alguém teve a excelente ideia de fazer uma nova Montana baseada no desenho do… Agile, que usava plataforma do… Corsa de primeira geração! Não bastasse o estilo para lá de controverso (que lhe rendeu apelido de Monstrana), o modelo nunca conseguiu fazer frente à eterna líder do segmento Fiat Strada e incomodou bem pouco a VW Saveiro.

Recentemente, teve a linha reduzida a apenas uma versão. Deve receber a extrema unção em breve, mas seu nome é cotado para ser usado na futura picape médio-compacta que a GM prepara para encarar a Toro.

Citroën Aircross

citroen aircross versao especial 100 anos

O modelo foi até bem pensado em seu lançamento, em 2010. A ideia era aproveitar o monovolume baseado no C3, só que com pegada aventureira para tentar criar um subsegmento.

O então C3 Aircross nasceu em 2010 – antes mesmo do C3 Picasso “urbano”, que foi lançado no ano seguinte -, mas as pessoas continuaram preferindo o Ford EcoSport, então ainda líder absoluto dos SUVs.

O modelo vive por aparelhos desde a remodelação de 2015, quando o C3 Picasso se foi e restou apenas o Aircross (sem a nomenclatura do compacto). Deverá ter o mesmo destino do hatch para abrir espaço na fábrica brasileira para a produção de um SUV para ficar posicionado abaixo do C4 Cactus.

Fiat Strada

fiat strada working branca de frente

Calma, falamos aqui da geração anterior da picape, que continua à venda como a mais barata da linha. Essa, então, já faz hora extra há um tempão. Foi lançada em 1998, com base no Palio de 1996.

Nessas mais de duas décadas de… Strada (perdão, não resistimos ao trocadilho), o modelo manteve a liderança no segmento, passou por diversas reestilizações e sempre se inovou, seja com cabine dupla, opção de bloqueio do diferencial ou com a configuração três portas.

Mas o lançamento recente da nova geração da Strada mostrou que a antiga merece descansar em paz. Ainda mais que sobrevive em uma opção claramente voltada para o trabalho: a Hard Working, na versão cabine simples e com o velho motor 1.4 Fire.

Quer conhecer a nova Strada em detalhes? Veja o vídeo!

Chevrolet Cruze

cruze sport6 premier 3

Outro exemplo de carro que mal chegou, mas que está com os dias contados. E nem dá para dizer que o Cruze esteja cansado, já que esta segunda geração surgiu em 2016 com motor turbo e boa opção entre os sedãs médios japas.

Por algum tempo se manteve com boas vendas em uma categoria dominada por Corolla e Civic.

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Mas agora está mais perdido do que pinguim na Praia de Copacabana em pleno verão carioca. O sedã continua com um lugar no pódio, mas não vende mais que 500 unidades/mês, em média. Já o heroico (e único) hatch médio do pedaço entre as marcas generalistas não passa dos 300 emplacamentos/mês.

Para piorar, o Cruze já deixou de ser produzido nos Estados Unidos e deve seguir o mesmo caminho na fábrica da Argentina. Inclusive para dar lugar à produção da futura picape anti-Toro da Chevrolet.

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/10-carros-na-hora-sair-de-linha/